Teste genético ajuda a prevenir obesidade pós-gestação

Futuras mamães já têm como descobrir se tem tendência a obesidade durante e após a gestação

A gravidez é um momento especial e delicado para a mulher e requer cuidados especiais. Aobesidade-pós gestacional é um problema comum e gera grandes riscos para a mãe e para o bebê. O fato de a mulher ganhar peso excessivo no período gestacional, é um fator de risco repleto de complicações como diabetes, trombose venosa profunda, hipertensão, e pré-eclâmpsia, principalmente no final da gestação. Outro item importante é a associação da obesidade na gestação com o maior índice de mortalidade de recém-nascidos, já que a média de peso do bebê é maior que o normal, isto pode provocar riscos obstétricos durante o parto normal e um aumento o índice de cesáreas. Importante ressaltar também que o lado estético é importante nesse processo. Mães que retomam o peso de antes após o parto, se mantém muito mais saudáveis e menos propensas a desenvolver outros males.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, publicada na revista científica British Journal of Obstetrics and Gynaecology, revelou que mais de um terço dos óbitos relacionados à gestação correspondem a mulheres obesas. O estudo também concluiu que a obesidade aumenta em dez vezes o risco de a gestante ter infecções respiratórias e duplica o de sofrer com dores de cabeça e azia. Além disso, foi citado no artigo que gestantes obesas são mais propensas a sofrer ataques do coração.

O teste genético de obesidade pós-gestacional, que o Laboratório Rocha Lima apresenta, é um procedimento novo que avalia se a futura mãe terá ou não tendência a desenvolver a obesidade na primeira gestação. Hoje conhecer essa pré-disposição a obesidade, que a mulher parturiente tem, auxilia a forma que médicos e pacientes precisam seguir no que diz respeito a alimentação, exercícios físicos, hábitos, etc.

O exame é realizado pelo Laboratório Rocha Lima através de uma pequena amostra de sangue coletada por punção digital e resultado em cinco dias. Deve ser realizado antes da primeira gravidez. O resultado possibilita aos médicos ginecologistas e obstetras a praticar a medicina preventiva personalizada em mulheres magras, com histórico familiar de obesidade pós-gestacional.

Como qualquer teste diagnóstico, este resultado deve ser interpretado conjuntamente com os achados clínicos e laboratoriais relevantes.

Laboratório Rocha Lima
O Laboratório Rocha Lima foi criado em 1976 por professores da USP funcionando como uma sucursal do Centro Especializado em Doenças Infecto-Parasitárias (CEDIPE).
Dirigido por Rafael Padovani, biomédico formado pela UNIFESP e atual presidente da ABBM - Associação Brasileira de Biomedicina, o Rocha Lima é reconhecido pela eficiência e seriedade, com as quais conduz seus serviços.
O laboratório possui ambientes especialmente projetados para oferecer aos clientes um lugar que lembra muito pouco o ambiente hospitalar. As salas oferecem conforto e descontração.  A sala de coleta infantil tem motivos infantis espalhados pelas paredes e auxiliares que trabalham com jalecos (aventais) super coloridos, o que diminui o stress das crianças e transforma o momento em algo divertido e menos doloroso.
Rocha Lima investe constantemente em tecnologia de ponta, máquinas e equipamentos de última geração e também na qualificação e atualização dos profissionais através da educação continuada e participação em congressos e cursos, garantindo dessa forma rapidez e confiabilidade em seus laudos. O laboratório oferece técnicas modernas, superando as expectativas dos clientes.
Sempre com foco na qualidade desde a sua fundação, participa do programa de proficiência PELM – Programa de Excelência de Laboratórios Clínicos, sendo o primeiro no ABC a conquistar a Certificação de Acreditação pelo PALC– Programa de Acreditação de Laboratórios, conferido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clinica,
Rocha Lima realiza todas as modalidades de exames tais como anatomia patológica, biologia molecular, teste de paternidade (DNA), ultra-sonografia, toxicologia, vacinas, etc. Realiza também coleta em domicílio, entrega de exames via SEDEX ou via internet e muitos outros diferenciais que o tornam referência em qualidade no atendimento, confiabilidade dos laudos e capacitação dos profissionais.
Mais informações: www.rochalima.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário