Alimentação infantil descomplicada

Livro Pequeno Gourmet traz orientações práticas para ensinar bons hábitos alimentares para crianças desde o nascimento até os 15 anos

Estudos comprovam que crianças que comem alimentos gordurosos, industrializados e os chamados junk food têm dificuldade em mudar seus hábitos alimentares e tendem a ser adultos obesos com pré-disposição ao desenvolvimento de diversas doenças. Felizmente, o oposto também é verdadeiro. Cabe aos pais a responsabilidade de ensinar bons hábitos alimentares aos seus filhos. Mas como alimentar bem as crianças e não ceder aos pedidos dos filhos e às tentações das comidas rápidas? Para orientar os pais – e também professores e profissionais da saúde –, a Editora Íthala lança o livro Pequeno Gourmet, um verdadeiro guia que orienta o leitor sobre como alimentar as crianças desde os primeiros dias de vida até a adolescência.

Com uma linguagem didática e clara, a autora e nutricionista Graça Gabriel explica os benefícios de cada alimento durante a infância, mostrando as necessidades nutricionais de cada faixa etária. Ano a ano, o livro explica como as vitaminas e minerais presentes em frutas, verduras e outros alimentos são utilizados pelo organismo em cada fase do desenvolvimento infantil. Assim, o leitor passa a entender a real necessidade no consumo equilibrado dos diferentes grupos alimentares.

As informações sobre benefícios de cada nutriente, bem como as quantidades indicadas em cada idade, são apresentadas em tabelas para facilitar o entendimento. A autora apresenta também dicas para variar as refeições e também para montar a lancheira escolar.

Ao longo dos capítulos, o livro traz ainda diversas receitas práticas, saudáveis e saborosas, para facilitar a inserção de certos alimentos na dieta das crianças e, também, de toda a família. São opções como suco de beterraba com caju e baguete natureba que mostram como é possível variar o cardápio e tornar alguns itens mais atraentes do que normalmente são aos olhos infantis.


O leitor ainda encontra dicas sobre como comprar frutas, verduras, leites e carnes, e que critérios devem ser utilizados na escolha desses itens. O livro fala sobre preparo dos alimentos – tempo, temperatura e modo -, além de orientar sobre higiene na cozinha, utensílios domésticos, forma e tempo de armazenamento e maneiras de evitar o desperdício.

Primeiros meses
Pequeno Gourmet dedica alguns capítulos para esclarecer as principais dúvidas que envolvem a nutrição do bebê ainda nos primeiros dias. O livro traz um guia alimentar, mês a mês, para o primeiro ano de vida da criança, com tabelas de peso e altura de meninos e meninas.

A autora fala sobre a importância da amamentação exclusiva até os seis meses, o benefício do consumo do leite materno para o organismo infantil e explica a forma correta de proceder para que esse momento não seja difícil nem para o bebê, nem para a mãe. Ela explica ainda sobre algumas das principais dúvidas das mamães como: quais alimentos que a mãe come podem dar cólica ao bebê; como cuidar do seio antes e depois da amamentação; o que fazer se o bebê não está “pegando” o seio corretamente, entre outras, desde o papel do pai na amamentação até o desmame. O livro explica ainda, em detalhes, como fazer para retirar e armazenar o leite materno, além de abordar aspectos sobre amamentação de gêmeos, bebês com necessidades especiais e por mães adotivas.

Com essa mesma didática, a autora dedica-se a esclarecer dúvidas sobre o início da alimentação sólida, ensinando a fazer as primeiras papinhas doces e salgadas e mostrando quais alimentos devem ser escolhidos em cada faixa etária. Ela fala ainda sobre o manuseio e sobre procedimentos para congelar e descongelar alimentos, além de apresentar tabelas com as quantidades ideais e sugestões de rotina alimentar. Ao todo, o livro traz mais de 120 receitas de sucos, papinhas doces e salgadas, “comidinhas” e sobremesas para as primeiras refeições do bebê.

Condições especiais e alternativas
O livro Pequeno Gourmet separa alguns capítulos para falar sobre condições especiais de alimentação. Primeiramente, a autora aborda aspectos sobre as dietas alternativas como o vegetarianismo e a alimentação macrobiótica. A autora mostra quais são os benefícios e os riscos de diferentes opções alimentares para as crianças e os cuidados que os pais devem ter, caso sejam adeptos de alguma delas.

A nutricionista fala ainda sobre a alimentação para crianças em condições diferenciadas como as portadoras de alergias alimentares, diabetes, anemia, autismo, obesidade, desnutrição, entre outros. Explica quais as necessidades específicas dessas crianças e como tornar a rotina alimentar fácil e completa.

A obra traz ainda um glossário de nutrição e índice remissivo para ajudar o leitor a encontrar assuntos de seu interesse.

Sobre a autora
Graça Gabriel é nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica. Cursou também o nível técnico em Enfermagem, especializando-se no atendimento a recém-nascidos.

Sobre a Editora Íthala                                                                                                    
  A Editora Íthala possui um conceito editorial diferenciado: promover a cultura, viabilizando projetos de novos autores. Com apenas dois anos de atuação, já publicou mais de 20 livros de diversas áreas. A Editora tem como foco livros de baixa demanda, sem abrir mão da qualidade nos projetos gráficos e de impressão de seus livros. “Nossa proposta é atender às expectativas e objetivos do autor de maneira personalizada, com visão mercadológica voltada para especificidade de cada obra e de acordo com as principais tendências de mercado”, ressalta a diretora editorial da Editora Íthala, Eliane Peçanha. 

Serviço:
Autora: Graça Gabriel
Páginas: 408

Nenhum comentário:

Postar um comentário