Atenção mamães...O risco dos analgésicos

O paracetamol, princípio ativo de alguns dos remédios mais vendidos no mundo, como o Tylenol, não é inofensivo, alerta o médico Anthony Wong


Dar um remédio para baixar a febre em crianças ou tomar um comprimido para aliviar a dor de cabeça não é tão simples quanto parece. No primeiro caso, é comum os pais abusarem da dosagem na tentativa de diminuir a temperatura corporal dos filhos adoentados. No segundo, a pessoa pode estar ingerindo alguma substância nociva. Para evitar esses problemas, é preciso saber exatamente o que seu organismo tolera. E também entender os riscos embutidos nos medicamentos. 



Inclusive daqueles que são famosos por ser inofensivos. Uma dessas drogas está na mira do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas de São Paulo. É o paracetamol, princípio ativo de um dos analgésicos mais vendidos no mundo, o Tylenol. O médico Anthony Wong, 54 anos, chefe do setor, alerta para os perigos da substância, que pode causar lesões no fígado e até levar à morte. O especialista luta no País pela revisão da bula desse remédio e de outros que tenham o princípio ativo. Recentemente, a revista Time, dos Estados Unidos, publicou uma matéria sobre os riscos do paracetamol. Isso motivou Wong a debater o tema no Brasil.


Leia a matéria completa aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário