Acne Neonatal: Confira o tratamento para espinhas e brotoejas no bebê




Quando se pensa em acne ou popularmente espinha, logo se lembra de adolescentes que geralmente são os alvos preferidos, mas os bebês também podem ser vitimas dessas “bolinhas” chatas em seus rostinhos. Esse tipo de erupção na pela que se assimila a uma brotoeja é conhecida como ACNE NEONATAL.

A acne é fruto de alterações hormonais e pode atingir muitos bebês quando eles se encontram na terceira ou na quarta semana de vida e elas podem perdurar por um prazo de até seis meses. Mas por que pequenininhas, as crianças já sofrem com a acne? É o que você verá nos próximos parágrafos:

Acne Neonatal x Brotoejas

O seu surgimento está ligado à liberação de hormônios realizados pelo corpo da mãe durante a sua gestação, mas a mesma pode surgir ou aumentar a sua incidência através da amamentação, pois a criança estará provavelmente ingerindo esses mesmos hormônios através da sucção do leite nos seios.

Acne Neonatal Espinha no bebe
Acne Neonatal: Espinhas no bebê que se confundem com brotoejas.
A acne neonatal se difere da brotoeja pois a segunda está relacionada a um processo alérgico.

As acnes aparecem na pele da mesma forma como surgem em jovens e adultos como pequenos cravos negros, espinhas bem avermelhadas, ou então, espinhas com pus. Mesmo que seja considerada uma predisposição natural do organismo e não apresente sérios problemas, é bom sempre consultar o pediatra para que possa avaliar melhor as condições da pele do seu bebe.

Tratamento de Acne Neonatal

Embora tenha muitas semelhanças físicas com as acnes comuns dos adultos, o tratamento adequado aos bebês é bem diferente. Existem alguns casos específicos em que é necessário fazer até uma reposição hormonal ou mesmo utilizar alguns produtos que fazem a pele ter um menor espessamento.

A limpeza é primordial com água morna e não se deve cutucar ou espremer as espinhas para que não provoque lesões ou mesmo inflamações que são muito comuns uma vez que, a pele dos pequenos é bem mais sensível do que a dos adultos.

O que é Acne Neonatal (Espinhas no Bebê)?

Como é uma predisposição considerada pelos próprios médicos como natural ou uma resposta do organismo, é recomendável que a mamãe tome os seguintes cuidados:

Limpar diariamente e apenas uma vez ao dia o rosto da criança somente com água morna e um sabonete bem suave, mesmo que as acnes sejam pequenas e poucas prefira produtos neutros.

Não utilize produtos de higiene adultos e sim aqueles que são especiais para os pequenos. As fórmulas dos produtos infantis são bem menos agressivas do que os produtos juvenis e adultos.

Não esfregue suas mãos sobre o rosto de bebê, seja a mais delicada possível, até mesmo se for utilizar um pano ou esponja, para não irritar a pele dele e nem piorar a situação.

Na hora de secar a pele apalpe-a levemente até perceber que a mesma está totalmente seca

Não esprema e nem use loções oleosas que só prejudicarão a pele da criança

Acne Neonatal Fotos e Imagens

Como as espinhas são resultados da estimulação dos hormônios para produzir as glândulas sebáceas (miliuns) é provável que surja na pele do seu bebê e desapareça até os seus 3 primeiros meses de vida se, por acaso, as espinhas continuarem após esse período é importante voltar ao pediatra para que examine, a fim de averiguar o que pode está acontecendo.

Só para reforçar, não mexa nas espinhas para que assim elas desapareçam logo e o rostinho do seu bebê fique limpo e macio que nem uma seda. Ah, antes de sair, não se esqueça de curtir este artigo tá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário