Cuidado com o Zika vírus!

Você já deve ter ouvido falar do Zika Vírus,não é?? As televisões, os jornais e as redes sociais estão falando neste tal de Zika o tempo todo. E não é para menos, o Zika é vírus muito furioso que está provocando uma doença em bebezinhos  ainda na barriga da mãe.
Essa doença recebe o nome de microcefalia, que é mais do que um doença, é uma síndrome que prejudica o desenvolvimento pleno da criança e deixa sequelas para toda a vida. O cérebro do recém-nascido com microcefalia fica menor do que o esperado. E essa microcefalia está sendo adquirida por bebês, cuja mãe tenha sido picada pelo mosquito e desenvolvido a doença Zika.
O Zika é um vírus que é parente do vírus da dengue que é transmitido pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti.  Apesar de ser um mosquitinho ele tem o poder de transmitir todas essas doenças e ainda uma outra de nome muito complicado, a  febre Chikungunya.
Você sabe que o combate a esse mosquitinho danado passa por atitudes que cada um deve tomar na sua casa, para não deixar acumular água? Faça a sua parte, hein?
Os cuidados para evitar a picada do bichinho são os mesmos, só que agora as mulheres grávidas é que precisam tomar muito mais cuidado; porque o mosquito pode transmitir não só a  dengue como o ZIka Vírus, que prejudica o desenvolvimento dos bebês.
Curiosidade
Você sabe por que este vírus recebeu este nome tão diferente? É porque este vírus foi isolado pela primeira vez em 1947 em um macaco que habitava uma floresta na África chamada Zika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário